Resumo das Oficinas e Seminários

OFICINAS

1 - Pastoral da Comunicação - Assessora Irmã Elide Fogolare

Objetivos -
Oferecer elementos indispensáveis para criar e animar a Pastoral da Comunicação nas comunidades. Apresentar o importante papel da comunicação como instância vital para a propagação da palavra de Deus. Qualificar tecnicamente agentes de pastoral para o desenvolvimento de projetos de comunicação.

Justificativa -
A comunicação vem sendo considerada nexo prioritário na Igreja. São inúmeras as observações que assinalam a imprescindibilidade do processo comunicativo para a construção do Reino de Deus. No entanto, geralmente os agentes envolvidos (padres, religiosos e religiosas, leigos) não sabem como estabelecer parâmetros adequados para o exercício efetivo e eficaz da comunicação na Igreja. Tal problema se agrava com o estágio atual das redes comunicacionais, profundamente marcadas pela técnica. Em meio a esse panorama, vários questionamentos em busca de uma resposta despontam: Como fazer dessa instância, a comunicativa, um espaço importante para dinamizar a comunidade? Como explorar as várias faces da comunicação? Como fazer dos instrumentos midiáticos veículos colaboradores no projeto de evangelização? Como instaurar a Pastoral da Comunicação de forma integrada nas comunidades? De que modo atuar em sintonia com as coordenações regionais e nacional? Essa oficina procura, desse modo, discutir e traçar linhas para a formação e consolidação da Pastoral da Comunicação nas comunidades, discutindo com os participantes os modos possíveis de seu desenvolvimento em cada caso específico.

2 - Construção de Blogs - Assessor Valdemir de França


Os recursos tecnológicos atuais abrem novas possibilidades para uma evangelização que busca ultrapassar as barreiras impostas por uma realidade em que, muitas vezes, as pessoas têm medo de sair de suas casas. Nesse contexto, a instrumentalização desses recursos de troca de informações, para promover uma evangelização que esteja também com o olhar voltado para a promoção da dignidade da pessoa humana, constitui o nosso maior desafio. Por isso, trabalharemos nesta oficina, os conceitos básicos para o domínio das ferramentas que possibilitam a construção e atualização de blogs.

Esta oficina será dividida em 03 momentos:

· Blog x Site semelhanças e diferenças/A função de um Blog como ferramenta para evangelização;
· Construindo um blog;
· Como fazer atualizações em um blog: Inserindo e formatando textos, imagens, vídeos e demais recursos.

3 - Comunicação Pessoal e Grupal - Assessor Milton Dantas


O que é a Comunicação pessoal e grupal? O ser pessoa e o grupo. Momentos vivos da comunicação pessoal e grupal.
Elementos da comunicação pessoal e grupal:
. O corpo
. A fala
. O corpo fala
. Os recursos materiais

4 - Oficina de Rádio - Assessor Nill Júnior

- Atualização, novas linguagens, capacitação técnica e reflexões sobre ética profissional, aprimoramento técnico;
- Como produzir um programa de Rádio;
- Rádio Notícia x Rádio Musical;
- Importância e abrangência do rádio;
- Debate – A Igreja e o Rádio;
- Ética profissional x Imparcialidade;
- Linguagem do veículo e público alvo;
- Técnicas de Locução.

5 - Oficina de Assessoria de Imprensa - Assessor Pe. Geraldo Martins

Partindo da definição de Assessoria de Imprensa, a Oficina pretende discutir o seu papel no mundo da informação e oferecer dicas de como fazer uma boa assessoria de imprensa. Pretende-se, ainda, clarear a diferença entre Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação, além de discutir sua relação com a Pastoral da Comunicação e apresentar os serviços específicos de um/a assessor/a de imprensa.

6 - Marketing e Organização de Eventos - Assessor Eisenhower Almeida

O objetivo da oficina é ensinar aos participantes, de forma bem ilustrada, como escrever um texto curto (um aviso paroquial) que possa ser entendido de forma rápida e clara pelo maior número de pessoas. E não basta apenas saber escrever. É preciso também transmitir essa mensagem de forma correta para não ocorrer ruído na comunicação. A oficina mostra qual a melhor maneira para se ler um texto ou para divulgá-lo num cartaz, num jornal mural ou até mesmo numa propaganda de TV. Tudo isso com noções de marketing, fazendo uma análise crítica dos meios de comunicação. E ainda tem a melhor maneira de organizar um evento com a participação da imprensa.

7 - Comunicação e Liturgia - Pe. Marcelino Sivinski

O conteúdo a ser abordado numa oficina como um este tema é amplo. Vamos, portanto, ter momento para uma troca de experiências entre os participantes, para perceber como se dá a comunicação e na liturgia, nas celebrações animadas e participadas pelos integrantes da oficina.
Enfocaremos porque o tema “Comunicação e Liturgia” é tão relevante e importante na pastoral. O que se entende por liturgia e sua celebração.
A liturgia é essencialmente comunicação através: do espaço litúrgico, das vestes litúrgicas, da ação ritual e simbólica, dos símbolos, dos gestos, sinais e cores, da música, da cultura da comunidade, do ano litúrgico, dos ministérios, da presidência, do silênico e posturas, da qualidade no exercício dos ministérios...
Outro ponto são as vivências litúrgicas de recortes da celebração: acolhida, saudação, preparação do espaço, proclamação das orações, proclamação das leituras, respostas da assembleia, rito de repartir e distribuir o pão, cordeiro de Deus, Pai Nosso...
Usaremos alguns princípios metodológicos: interiorização, avaliação das práticas, liturgia se faz e não se explica, exercícios concretos à luz da liturgia como ação ritual e simbólica, mudança de atitudes e posturas na celebração. O trabalho na Oficina de “Comunicação e Liturgia” será embasado na visão teológica da liturgia como mistério de comunhão, experiência de entrada no mistério celebrado, cultivo da espiritualidade litúrgica, Liturgia participada, inculturada, comunitária, ministerial e fonte de vida.

SEMINÁRIOS

1 - Rádio Comunitária: legislação e organização


Legislação: a Lei 9612/98 e seus decretos; Atualização Estatutária de acordo com o Código Civil, e o que nos espera na renovação da licença, o quê descaracteriza uma RADIO COMUNITÁRIA. Organização: Os papéis da diretoria, a função do Conselho Comunitário, o envolvimento da comunidade e a programação eclética, o papel comunitário da radio, o quê descaracteriza uma RADIO COMUNITÁRIA.

2 - Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja

O desafio da fé comunitária no contexto das mídias móveis. Processos de inclusão digital e telecentros de acesso público gratuito como perspectiva de comunhão e realização de projetos de solidariedade em rede.