Apresentação do 3º Mutirão de Comunicação


O 3º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 23 a 25 de outubro de 2009, na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e no Centro Pastoral Dom Antônio Costa, em Caruaru, com o tema: Processos de Comunicação e Evangelização.

Tem como objetivo promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade que lute pelos direitos dos menos favorecidos, promovendo a paz e a justiça.

A abertura ocorrerá na noite do dia 23, com a apresentação do grupo folclórico Asa Branca e com as palavras de boas vindas da Diocese de Caruaru. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 3º Mutirão de Comunicação.

Serão oferecidas 12 oficinas (24/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 25, haverá, simultaneamente, quatro seminários.

O evento está sendo organizado para um público de 500 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.

Memória do 2º Mutirão de Comunicação:

Cerca de 400 comunicadores dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Ceará, Bahia e Santa Catarina participam do 2º Mutirão Regional de Comunicação, que será realizado no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, de 26 a 28 de outubro de 2007. A atividade foi promovida pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, e pela Arquidiocese de Natal, com o tema: “ Comunicação e Meio Ambiente: Missão e Cultura de Paz”. Entre os participantes estiveram padres, religiosas, agentes da Pastoral da Comunicação, professores, radialistas, estudantes e profissionais de Comunicação Social.

O Mutirão teve início às 19 horas, da sexta-feira, dia 26, com uma apresentação do Coral Canto do Povo, da Fundação José Augusto/Natal, seguida de uma conferência sobre o tema do evento. A conferência teve como palestrantes Fábio Ricardo Silva, diretor técnico e administrativo do IDEMA/RN, e a Ir. Joana Puntel, paulista, doutora em comunicação e com vários livros publicados.

No sábado, dia 27, foram oferecidas, simultaneamente, 17 oficinas: Assessoria de Comunicação, Boletim Impresso, Comunicação e Catequese, Fotografia, Linguagem Brasileira de Sinais, Oratória, Produção de Texto, Liturgia, Comunicação Pessoal e Grupal, Marketing e Organização de Eventos, Mídia e Evangelização, Novas Linguagens: o real e o virtual, Pastoral da Comunicação, Produção de Programas Radiofônicos, Rádio: Gestão e Planejamento, Reciclagem e Produção de Cartazes, e TV e Técnicas de Filmagem. Às 17 horas, haverá celebração de missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo..

No dia 28, foram realizados, simultaneamente, quatro seminários: Cibercultura e Identidade; Potencial Regional, Políticas Públicas e Vida no Nordeste; Educomunicação: ética e cultura de paz, e Discípulos e Missionários: comunicação e missão neste chão. O Mutirão será encerrado ao meio-dia, do domingo.